terça-feira, 8 de agosto de 2006

E Cuba?



Todos os dias, nos principais noticiários, no boca-a-boca, nos vemos alardeados de notícias, especulações, opiniões sobre Cuba e sua possível 'democratização' (se é possível usar essa palavra... aliás, que palavra poderia ser usada sem que seu significado se tornasse deturpado pelas cisrcunstâncias atuais? fica a pergunta, logo de cara....). Especulam sobre a doença de Fidel "Seria câncer?"... Especulam sobre a capacidade de Raul Castro em governar o país... Porém, a questão central, na minha opnião (lá vem mais uma especulação, but....) é a soberania de Cuba.... Eu me sinto particularmente ultrajada, como cidadã do mundo, ao ver George W. Bush e sua quadrilha (não encontrei nome melhor...) rindo...Sim!!! Rindo quando questionado sobre o futuro de Cuba... É infâme, mas eles têm o poder e a capacidade de mandar e desmandar em tudo... O que faremos quanto à isso? Infelizmente não muito... A postura do governo brasileiro é ajudar na 'democratização' (novamente, a falácia...)... Não estou fazendo muito, mas quero deixar nesse espaço virtual (nem que seja somente para mim mesma ler e refletir) meu protesto à toda forma de autoritarismo norte-americano (e outros... muitos outros, infelizmente...). O povo de Cuba é quem tem de conduzir o futuro de sua nação, à despeito de interesses escusos de quem apenas quer que Cuba volte a ser um puteiro, terra onde magnatas gastavam seu dinheiro e, juntamente, a dignidade do povo...

Segue, na íntegra o manifesto à soberania do povo cubano, bem como um endereço para aderir à campanha... Eu já aderi, e vc?

Abraços... Fran

A soberania de Cuba deve ser respeitada. Desde que foi comunicado o estado de saúde de Fidel Castro e a delegação provisória de seus cargos, altos funcionários norte-americanos têm formulado declarações cada vez mais explícitas acerca do futuro imediato de Cuba. O secretário de Comércio Carlos Gutiérrez opinou que ''chegou o momento de uma verdadeira transição até uma verdadeira democracia'' e o porta-voz da Casa Branca Tony Snow disse que seu governo está ''pronto e ansioso para outorgar assistência humanitária, econômica e de outra natureza ao povo de Cuba'', o que acaba de ser reiterado pelo presidente Bush.Já a ''Comissão por uma Cuba Livre'', presidida pela secretária de Estado Condoleezza Rice, havia destacado um informe em meados de junho ''a urgência de trabalhar hoje para garantir que a estratégia de sucessão do regime de Castro não tenha êxito'' e o presidente Bush sinalizou que este documento ''demonstra que estamos trabalhando ativamente por uma mudança de Cuba, não simplesmente esperando que isso ocorra''. O Departamento de Estado destacou que o plano inclui medidas que permanecerão secretas ''por razões de segurança nacional'' e para assegurar sua ''efetiva realização''.Não é difícil imaginar o caráter de tais medidas e da ''assistência'' anunciada se tem-se conta da militarização da política exterior da atual administração estadunidense e sua atuação no Iraque. Ante essa ameaça crescente contra a integridade de uma nação, a paz e a segurança na América Latina e no mundo, os abaixo-assinados exigimos que o governo dos Estados Unidos respeite a soberania de Cuba. Devemos impedir a todo custo uma nova agressão.
Para se aderir: http://www.porcuba.org/